Entenda
Porque o som alto incomoda a alguns e a outros não incomoda.
Você já notou que a partir dos 40 anos precisamos usar óculos de leitura? Isto acontece porque ocorrem mudanças em nossa visão a medida que envelhecemos.
A audição também sofre perdas com o passar dos anos, por isso os mais jovens ouvem diferente dos mais adultos.
A audição dos jovens é mais equilibrada, portanto, para eles, tudo está bom, exceto se houver um som bem agudo, como o de um apito ou uma microfonia aguda para deixá-lo bem irritado.
Quem reclama que o Som está Alto?
Pense um pouco, quem reclama do som alto, os jovens ou os idosos? Viu? Não preciso nem responder né?
Agora que você entendeu um pouquinho procure compreender que ninguém é “Chato”. Quando uma pessoa mais velha reclama do som alto a razão é que ouvimos diferentes uns dos outros.
Abaixo você vai encontrar um link que irá te direcionar a um site gerador de frequência online. O site abrirá já com uma frequência de 15.000htz, frequência aguda que somente pessoas abaixo de 30 anos deverão ouvir. Com raras exceções, algumas pessoas acima desta idade conseguem ouvir.
Aumente o volume e mostre a pessoas de várias idades. Você irá constatar o que falei a respeito das perdas das frequências agudas. Aconselho usar um fone de ouvido para perceber melhor a frequência.
Faça um teste de Frequência: https://szynalski.com/tone#15000,v0.96
E aí, conseguiu ouvir? Qual foi a sua experiência com o Teste? Comente no espaço reservado para comentários no final da página.
Continuando a falar do som
O Som é o resultado físico da vibração dos corpos se propagando no ar, é o mesmo que Ondas Sonoras.
Quando tocamos a corda do violão, violino ou executamos qualquer outro instrumento musical certamente é isto que acontece: as vibrações se transformam nestas ondas sonoras, alcançam nossos ouvidos e percorrem o canal auditivo até chegarem ao tímpano que vibra quando identica as variações de pressões causadas pelas ondas sonoras, após isto, as vibrações do tímpano encontram três ossículos: martelo, bigorna e estribo, que ampli cam as vibrações do tímpano e chegam a cóclea (caracol) onde a energia mecânica do som é convertida em sinal elétrico, que é transmitido ao cérebro.
Propriedade do Som
Na Música o Som possui algumas Propriedades, que são: Altura, Duração, Intensidade e
Timbre.
Altura: É a Propriedade do Som ser mais agudo ou mais grave.
Duração: É a Propriedade do Som que determina a sua duração mais longa ou mais curta.
Intensidade: É o Volume do Som. É a Propriedade do Som de ser mais forte ou mais fraco, dependendo da força empregada na fonte sonora de sua origem.
Timbre: É a Propriedade que diferencia um Som do outro, como o Som da sua voz, do violão, da sirene do bombeiro, etc… O Timbre nos permite conhecer a Origem, quem é o emissor.
Como Ouvimos?
Os seres humanos reconhecem os sons através do Sentido da Audição, por isso, e com a ajuda do Cérebro, nós conseguimos determinar a distância e localização de onde está sendo gerado. O nosso ouvido consegue, acima de tudo, perceber sons em frequências entre 20 Hz
a 20.000 Hz. Acima de 20.000 Hz está o Ultrassom, ou seja, acima do Intervalo normal. Apenas alguns animais como cachorro, gato, baleia, morcego, gol nhos, conseguem perceber o Ultrassom, além disso, Gostaria de lembrar, que muitas especialidades da medicina utilizam o Ultrassom para diagnósticos de doenças, como já deve ser do seu conhecimento.
Abaixo de 20 Hz está o Infrassom, que pode ser produzido por tempestades, ventos e terremotos, da mesma forma que, alguns animais como: o Tigre e o elefante que são capazes de perceber e emitir infrassom para se comunicarem e para repelir seus inimigos.
Como a divergência acontece?
Agora você vai entender porque para algumas pessoas o som está muito alto e para outros não.
Na medida que os anos passam e atingimos mais idade perdemos gradativamente a sensibilidade para as frequências Agudas mais próximas de 20.000Hz, por causa do envelhecimento das células, prejudicando assim a elasticidade e a articulação dos órgãos responsáveis pela audição.
Em um equalizador, que costuma ficar no console da mesa, temos o controle do Grave, Médio e Agudo, ou seja, sons de Baixa, Média e Alta Frequência. Quando retiramos as Frequências Graves ouvimos mais as Frequências Agudas, quando retiramos as Frequências Agudas ouvimos mais as graves e este fenômeno acontece também com as pessoas com mais idade, as Frequências agudas são diminuídas e passam a ouvir mais as Frequências Graves, como as do contrabaixo, bateria e outras instrumentos com timbres graves somando-se aos outros sons. Estas frequências são as que mais os incomodam enquanto que, no mesmo ambiente, os jovens ouvem o som bem equilibrado, e para eles, tudo está muito bom.
A solução é mais simples do que se imagina
Torna-se necessário que os Operadores de Som tenham o entendimento da relação das frequências com as idades para que o problema seja resolvido. Não precisa de muita coisa para se ter um ambiente com o som equilibrado, basta um pouco de conhecimento e cuidado. Não adianta gastar uma fortuna em equipamentos e revestimento acústico se a pessoa que está entre a cadeira e a mesa digital mais moderna do mundo não obedecer a esta Lei.
Por fim, a saúde agradece
O Som alto tem causado muitos transtornos e problemas de saúde e isto se deve a exposição a excessos de ruídos que causam muitos danos ao aparelho auditivo levando pessoas a surdez parcial ou até total.
A música é uma ferramenta muito útil para enriquecer os nossos eventos, mas sem os devidos cuidados com a sonorização, passam a ser um obstáculo para o objetivo que queremos alcançar. Pense nisto.
Conheça os Cursos que preparei para você Crescer na Música
Espero ter facilitado sua jornada no entendimento da como a sonoridade funciona. E se você quer se de
Fonte:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ sica/o-ouvido-humano.htm https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ sica/o-ouvido-humano.htm http://www.bertolo.pro.br/Bio sica/Som/ULTRASOM.htm https://miguelfsp.wordpress.com/2006/07/07/toque-inaudivel-por-adultos-30-anos/ https://www.hear-it.org/pt/envelhecimento-afeta-nossa-capacidade-auditiva-presbiacusia
1 Response to "Som Alto? Porque o Som Alto incomoda?"
Muito interessante esse assunto nunca tinha ouvido falar