Entenda

Porque o som alto incomoda a alguns e a outros não incomoda.

Você já notou que a partir dos 40 anos precisamos usar óculos de leitura? Isto acontece porque ocorrem mudanças em nossa visão a medida que envelhecemos.

A audição também sofre perdas com o passar dos anos, por isso os mais jovens ouvem diferente dos mais adultos.

A audição dos jovens é mais equilibrada, portanto, para eles, tudo está bom, exceto se houver um som bem agudo, como o de um apito ou uma microfonia aguda para deixá-lo bem irritado.

Quem reclama que o Som está Alto?

Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/sasint-3639875/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1822449">Sasin Tipchai</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1822449">Pixabay</a>

Pense um pouco, quem reclama do som alto, os jovens ou os idosos? Viu? Não preciso nem responder né?

Agora que você entendeu um pouquinho procure compreender que ninguém é “Chato”. Quando uma pessoa mais velha reclama do som alto a razão é que ouvimos diferentes uns dos outros.

Abaixo você vai encontrar um link que irá te direcionar a um site gerador de frequência online. O site abrirá já com uma frequência de 15.000htz, frequência aguda que somente pessoas abaixo de 30 anos deverão ouvir. Com raras exceções, algumas pessoas acima desta idade conseguem ouvir.

Aumente o volume e mostre a pessoas de várias idades. Você irá constatar o que falei a respeito das perdas das frequências agudas. Aconselho usar um fone de ouvido para perceber melhor a frequência.

Faça um teste de Frequência: https://szynalski.com/tone#15000,v0.96

E aí, conseguiu ouvir? Qual foi a sua experiência com o Teste? Comente no espaço reservado para comentários no final da página.

Continuando a falar do som

O Som é o resultado físico da vibração dos corpos se propagando no ar, é o mesmo que Ondas Sonoras.

Quando tocamos a corda do violão, violino ou executamos qualquer outro instrumento musical certamente é isto que acontece: as vibrações se transformam nestas ondas sonoras, alcançam nossos ouvidos e percorrem o canal auditivo até chegarem ao tímpano que vibra quando identica as variações de pressões causadas pelas ondas sonoras, após isto, as vibrações do tímpano encontram três ossículos: martelo, bigorna e estribo, que ampli   cam as vibrações do tímpano e chegam a cóclea (caracol) onde a energia mecânica do som é convertida em sinal elétrico, que é transmitido ao cérebro.

Propriedade do Som

Na Música o Som possui algumas Propriedades, que são: Altura, Duração, Intensidade e

Timbre.

Altura: É a Propriedade do Som ser mais agudo ou mais grave.

Duração: É a Propriedade do Som que determina a sua duração mais longa ou mais curta.

Intensidade: É o Volume do Som. É a Propriedade do Som de ser mais forte ou mais fraco, dependendo da força empregada na fonte sonora de sua origem.

Timbre: É a Propriedade que diferencia um Som do outro, como o Som da sua voz, do violão, da sirene do bombeiro, etc… O Timbre nos permite conhecer a Origem, quem é o emissor.

Como Ouvimos?

Os seres humanos reconhecem os sons através do Sentido da Audição, por isso, e com a ajuda do Cérebro, nós conseguimos determinar a distância e localização de onde está sendo gerado. O nosso ouvido consegue, acima de tudo, perceber sons em frequências entre 20 Hz

a 20.000 Hz. Acima de 20.000 Hz está o Ultrassom, ou seja, acima do Intervalo normal. Apenas alguns animais como cachorro, gato, baleia, morcego, gol   nhos, conseguem perceber o Ultrassom, além disso, Gostaria de lembrar, que muitas especialidades da medicina utilizam o Ultrassom para diagnósticos de doenças, como já deve ser do seu conhecimento.

Abaixo de 20 Hz está o Infrassom, que pode ser produzido por tempestades, ventos e terremotos, da mesma forma que, alguns animais como: o Tigre e o elefante que são capazes de perceber e emitir infrassom para se comunicarem e para repelir seus inimigos.

Como a divergência acontece?

Agora você vai entender porque para algumas pessoas o som está muito alto e para outros não.

Na medida que os anos passam e atingimos mais idade perdemos gradativamente a sensibilidade para as frequências Agudas mais próximas de 20.000Hz, por causa do envelhecimento das células, prejudicando assim a elasticidade e a articulação dos órgãos responsáveis pela audição.

Em um equalizador, que costuma   ficar no console da mesa, temos o controle do Grave, Médio e Agudo, ou seja, sons de Baixa, Média e Alta Frequência. Quando retiramos as Frequências Graves ouvimos mais as Frequências Agudas, quando retiramos as Frequências Agudas ouvimos mais as graves e este fenômeno acontece também com as pessoas com mais idade, as Frequências agudas são diminuídas e passam a ouvir mais as Frequências Graves, como as do contrabaixo, bateria e outras instrumentos com timbres graves somando-se aos outros sons. Estas frequências são as que mais os incomodam enquanto que, no mesmo ambiente, os jovens ouvem o som bem equilibrado, e para eles, tudo está muito bom.

A solução é mais simples do que se imagina

Imagem de a href=httpspixabay.comptusersmohamed_hassan-5229782utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=3160470mohamed Hassana por a href=httpspixabay.comptutm_source=link

Torna-se necessário que os Operadores de Som tenham o entendimento da relação das frequências com as idades para que o problema seja resolvido. Não precisa de muita coisa para se ter um ambiente com o som equilibrado, basta um pouco de conhecimento e cuidado. Não adianta gastar uma fortuna em equipamentos e revestimento acústico se a pessoa que está entre a cadeira e a mesa digital mais moderna do mundo não obedecer a esta Lei.

Por fim, a saúde agradece

O Som alto tem causado muitos transtornos e problemas de saúde e isto se deve a exposição a excessos de ruídos que causam muitos danos ao aparelho auditivo levando pessoas a surdez parcial ou até total.

A música é uma ferramenta muito útil para enriquecer os nossos eventos, mas sem os devidos cuidados com a sonorização, passam a ser um obstáculo para o objetivo que queremos alcançar. Pense nisto.

Conheça os Cursos que preparei para você Crescer na Música

Teoria Musica, Leitura rítmica e solfejo

Espero ter facilitado sua jornada no entendimento da como a sonoridade funciona. E se você quer se de

Fonte:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/   sica/o-ouvido-humano.htm https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/   sica/o-ouvido-humano.htm http://www.bertolo.pro.br/Bio   sica/Som/ULTRASOM.htm https://miguelfsp.wordpress.com/2006/07/07/toque-inaudivel-por-adultos-30-anos/ https://www.hear-it.org/pt/envelhecimento-afeta-nossa-capacidade-auditiva-presbiacusia


Professor Abimael Costa
Professor Abimael Costa

Professor Abimael costa Canal Teoria Musical Fácil

    1 Response to "Som Alto? Porque o Som Alto incomoda?"

    • Rosana Karen Skyrda

      Muito interessante esse assunto nunca tinha ouvido falar

Leave a Reply

Your email address will not be published.