Neste Artigo vou falar dos Fundamentos básicos da Teoria Musical para treinar a Leitura Rítmica

Não se aprende a ler Partituras Musicais sem antes aprender estes fundamentos básicos e treinar a Leitura Rítmica e o solfejo.

A leitura Rítmica é umas das maneiras mais eficientes de treinar o que se estuda na Teoria Musical, é a prática da Teoria com respeita a divisão.

É através da Leitura Rítmica que o músico desenvolve a habilidade de dividir corretamente o que ele encontrará nas partituras ao longo de sua vida musical.

Os elementos do Rítmo

Ritmo

É o nome utilizado para descrever o Movimento do Som no Tempo.
Três elementos se destacam na sua organização: Pulso, Tempo e Métrica
representados nas Figuras Rítmicas.

O Pulso

O pulso é o “batimento cardíaco” da música. Mesmo pessoas
não treinadas sentem o pulso e respondem intuitivamente batendo com os
pés, dançando ou batendo palmas com as mãos.

O Tempo (beat, batida)

Na música é a Unidade de Duração do Som atribuído
pelo Pulso. Podemos dizer que um (1) Tempo é igual um (1) Pulso.

O tempo também está diretamente relacionado a velocidade rápida ou lenta
em que percebemos o pulsar da música.

A Métrica

É um sentimento que se cria na organização dos pulsos constantes
de uma música.

Nossa fala possui sílabas fortes e fracas, a música, da mesma forma, possui acentuações mais fortes e mais Fracas também.
Estas acentuações são chamadas de Acento Métrico.

Acentuação Métrica

A acentuação métrica vai dividir a música em períodos iguais que será
chamado de Compasso que veremos um pouco a frente.

As Figuras Rítmicas

As 7 Notas Musicais indicam a altura dos sons (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), já
as Figuras Rítmicas indicam a duração destes sons.

Na música moderna utilizamos 7 Figuras Rítmicas para representar a
duração do som e 7 Pausas para representar o Período de Silêncio. Estas
Figuras e Pausas possibilitam a criação de infinitas Combinações gerando
variadas Divisões Rítmicas, das mais simples às mais complexas possíveis.

Na figura abaixo estão representadas as Figuras Rítmicas e seus
respectivos Nomes , Números e Valores (tempos).

Obs: Estes valores de tempo não são fixos:

Dependendo da fórmula de Compasso utilizada estes valores podem mudar, porém, estes são os tempos mais encontrados na maioria das partituras.

Teoria musical Figuras musicais
Figuras Rítmicas Musicais

A figura abaixo mostra que as Figuras Rítmicas valem o dobro do valor a da
figura seguinte a ela.

Teoria musical figura musical
Figuras musicais

As pausas

As Pausas representam o Intervalo de Silêncio na Música. Para cada Figura
existe uma Pausa correspondente.

Teoria musical Pausas
Pausas rítmicas

A figura abaixo mostra que os Valores das Pausas são exatamente iguais aos
Valores das suas Figuras Rítmicas correspondentes.

Pausas
Correspondência das pausas

O ponto de aumento

O Ponto de aumento (.) é um Ponto colocado à direita da Figura Musical que aumenta a metade
do seu valor.
(..) Se tiver 2 pontos o 2º ponto acrescenta a metade do valor do 1º ponto a
Figura Musical.

Teoria musical  Ponto de aumento
Ponto de aumento

O Compasso

Compasso é o espaço compreendido entre duas Barras de Compasso

Barra de compasso

É uma linha vertical que separa os Compassos, assim se fosse vírgula.

As Acentuações Métricas dividem a música em períodos iguais e estes
períodos contém um determinado número de pulsos (valores de tempo) que
serão Chamados de Compasso.


Os Compassos são representados por uma Fórmula, uma espécie de Fração
que indica o Número de Tempos do Compasso (figura 1.5) e a Figura Rítmica
de referência que será a Unidade de Tempo do Compasso.

Teoria musical  Compasso
compasso

A Fórmula de Compasso

Na Fórmula de Compasso o Número Superior (numerador) indica a
Quantidade de Figuras (unidade de tempo) que será colocada dentro do
compasso e o Número Inferior (denominador) indica, através do número da
figura, aquela que será a Unidade de Tempo do compasso.


Unidade de Tempo é a Figura Rítmica que preenche 1 tempo do compasso e
Unidade de Compasso é a Figura Rítmica que preenche todos os tempos do
compasso.

Exemplos de Fómulas de Compasso

Na figura abaixo a fórmula de compasso indica que o compasso será preenchido
por duas (2) Semínimas que está representada pelo número “4”.

 Pauta divida em compassos
Pauta divida em compassos
figuras rítmicas e seus tempos
figura rítmica semínima

Nesta figura a Fórmula de Compasso indica que o compasso será preenchido
por duas (2) Mínimas, que é a figura de número “2” e a Unidade de
Compasso será preenchida pela Semibreve, que preenche todo o compasso
com o dobro do valor da Mínima.

Como já disse s Valores das Figuras Rítmicas não são fixos, neste compasso a semínima vale 1 tempo e a
semibreve 2 tempos.

Pauta com barras de compassos
Pauta com barras de compassos
Figuras rítmicas e seus valores
Figura rítmica mínima

Neste caso o compasso será preenchido por duas (2) Colcheias, que é a figura de número “8” e a Unidade
de Compasso preenchida pela Semínima, que preenche todo o compasso
com o dobro do valor da Colcheia.

unidade de tempo unidade de compasso
Pauta/compassos
Colcheia
figura rítmica colcheia

Aqui a Fórmula de Compasso indica que o compasso será
preenchido por duas (2) Semínimas, que é figura de número “4” e a Unidade
de Compasso preenchida pela Semibreve, que preenche todo o compasso
com o dobro do valor da Colcheia, 4 tempos.

Este é o compasso mais usado
nas musicas populares e por este motivo a Semínima é a Unidade de
Compasso mais comum representando 1 tempo.

Unidade de tempo e de compasso
Unidade de tempo e de compasso
seminima
Figura rítmica semínima

Condutas que devem ser adotadas para estudar a Leitura Rítmica

Observe os Compassos

A teoria musical orienta que antes de começar os treinamentos você deve observar as fórmulas de compasso de cada Exercício

Não tenha pressa de terminar sua leitura rítmica

Se for preciso repita o exercício quantas
vezes for necessário. Seja fiel, não mude de lição com dúvidas.

Marcação de Compasso

Para marcar a Pulsação dos Exercícios você
pode usar a Marcação de Compasso (desenhos predeterminados feitos
com as mãos). É a forma mais tradicional de se marcar a Pulsação de
uma determinada música. Trata-se de reproduzir com as mãos o desenho
proposto para cada compasso. São os gestos que os Maestros fazem
para guiar seus músicos na frente da Orquestra, como estes exemplos:

Marcação Compasso Simples
Marcação do Compasso simples
Marcação Compasso Composto
Marcação do Compasso Composto

Marcando com as mãos o Ciclo completo de 1 Pulso ou 1 Tempo:

Da mesmo forma que marcamos o compasso binário os pulsos ou tempos são contados somente quando a mão vai embaixo (1, 2, 3, 4) e em alguns
casos, quando é preciso subdividir o tempo em duas partes, pronunciamos
a vogal “e” quando a mão vai em cima 1, e, 2, e, 3, e, 4. e, Como
nesta imagem abaixo.

Fundamentos da teoria musical básicos compasso
Marcando o compasso

Marcando o tempo com o pé

Esta forma é necessária quando se toca
um instrumento musical. Por estar com as mãos ocupadas, marca-se com
o pé para manter a métrica, sem comprometer a execução do instrumento.
É bem parecido com o exemplo anterior, porém com o pé.

Use um Metrônomo

Metrônomo é um Aparelho que marca a Velocidade
dos Pulsos por batidas por minuto (bpm). Os Metrônomos tradicionais são
em formato de uma caixa triangular com um pêndulo, que balança e clica
marcando os pulsos, como um relógio. Este tipo de equipamento hoje é
encontrado como um aparelho eletrônico ou em forma de Aplicativos (App)

Busque aprender sempre mais

No estudo da Teoria Musical a Leitura Rítmica é somente uma parte
prática do estudo.

Não se lê Partituras sem conhecer os “Segredos da Teoria Musical” através de seus Símbolos e Significados.
Na Música a Teoria e a Prática se completam.


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Professor Abimael Costa
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    4 replies to "Fundamentos da Teoria Musical para a Leitura Rítmica"

    • Joseane Tulio

      Bom trabalho seu Prof
      Devido a quarentena em casa
      Voltei meu estudos paulatinamente
      Ao sons e melodias fiz 1 imersão
      E agora estou seguindo prof Alexandre Spaz
      De São Paulo SP espaço music no faceboock
      Se puder me ajudar estou precisando resido 1 condomínio de 4 Torres muitas criancas

    • Professor Abimael Costa

      Oi Joseane que bom que voltou a estudar. Posso te ajudar sim entre em contato comigo no whatsapp 61 98278-4765

    • PortugalGABA

      As metodologias dos estudos incluídos nesta revisão variaram significativamente, mas incluíram tanto medidas subjetivas quanto objetivas de estresse e sono. A maioria dos estudos não encontrou melhorias subjetivas significativas na pontuação de estresse após o consumo de uma única dose de formas naturais ou biossintéticas de GABA. As evidências para o uso prolongado de GABA são mistas, estudo de Yoshida et al. (2015) que relatou uma melhora na calma e nos escores de preocupação no grupo GABA (vs. controle) na 4ª semana de tratamento, mas não com o uso de GABA além disso. Por outro lado, apenas alguns dos escores subjetivos do sono, incluindo distúrbios do sono, sentimentos ao despertar, início e manutenção do sono, sonolência pela manhã e recuperação de escores de fadiga melhoraram apenas quando houve um uso prolongado do GABA por pelo menos 1 semana (Okada et al., 2000; Yamatsu et al., 2013, 2016). Os estudos restantes mostraram ou tendências a melhorias ou melhorias subjetivas insignificantes do sono. É bem possível que o uso prolongado do GABA natural seja necessário para obter benefícios do estresse subjetivo e do sono. qual o nome da mulher do gaba Deseja uma opção mais barata para relaxar? Chá. Você pode até experimentar um chá GABA, uma cepa de chá verde especialmente fermentada para acumular GABA. Talvez eu pegue um pouco… mas não aquela coisa com sabor de goiaba. qual é a função do gaba?

    • Joni Hoppen

      Parabéns professor, ajudou muito este material.

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